20 julho 2005

A Quinta de Marques Gomes II


in Jornal PÚBLICO de 18.05.2005
Projecto imobiliário do Grupo Espírito Santo em Gaia na mira dos investigadores

"Os interesses do Grupo Espírito Santo no concelho de Gaia estão a ser escrutinados pelos responsáveis da investigação sobre o alegado tráfico de influências que liga ex-membros do Governo e dirigentes do CDS e aquela instituição financeira. (Caso Portucale)

Em causa está um projecto imobiliário com 150 mil metros quadrados de construção, previstos para uma área de 26 hectares, com vista para o rio Douro e o mar, localizado na chamada Quinta de Marques Gomes (ou Quinta do Montado), e que está inserida num plano de pormenor que o ex-ministro das Cidades José Luís Arnaut levou mesmo ao último Conselho de Ministros do executivo liderado por Santana Lopes.
...
A aprovação do referido Plano de Pormenor ... permitirá viabilizar o maior projecto imobiliário que a ESAF (Espírito Santo Activos Financeiros) tem em fase de aprovação em Vila Nova de Gaia. Trata-se de um empreendimento imobiliário localizado na chamada Quinta de Marques Gomes, para onde está projectada a construção de 1100 habitações e cerca de dez mil metros quadrados de escritórios.
...
Os terrenos em causa têm viabilidade construtiva que lhe foi conferida pelo Plano Director Municipal, mas para o projecto ser aprovado necessitaria das alterações preconizadas por esses planos de pormenor que a empresa que está a gerir o programa Polis em Gaia, a GaiaPolis, ainda está a desenvolver.
...
Este projecto foi inicialmente negociado pela Euroamer, a empresa imobiliária do ex-embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, Frank Carlucci, e que é representada em Portugal por Artur Albarran. O ex-jornalista terá vendido os terrenos em causa ao grupo BES por 200 milhões de Euros, no pressuposto de que a área em causa já teria viabilidade construtiva, que só mais tarde começou, afinal, a ser negociada com a autarquia. "

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tenho uma ideia para este espaço, e não é original: um Casino! Gaia tem que ser a Macau da Europa. Ah cão! vamos enriquecer.

23:56  
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
»

17:12  

Enviar um comentário

<< Home